quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Implantar Outsourcing vale a pena?


O que é Outsourcing?

 O Outsourcing (em inglês, "Out" significa "fora" e "source" ou "sourcing" significa fonte) designa a ação que existe por parte de uma organização em obter mão-de-obra de fora da empresa, ou seja, mão-de-obra terceirizada. Podemos então associar Outsourcing a terceirização.Em outras palavras, "Outsourcing" é quando se transfere as atividades conhecidas como atividades meio, e nunca as atividades fins (produto final), para uma empresa terceirizada.

  A contratação de serviços periféricos visa reduzir custos internos aproveitando o "know how" e a especialização de empresas externas que, em determinadas áreas específicas, se revelam como "opção mais vantajosa", permitindo maiores rentabilidades. É comum essas empresas terceirizadas serem formadas por ex-funcionários da empresa, que se especializaram em determinada atividade.

  O Outsourcing, fruto da crescente rentabilidade evidenciada por algumas empresa que recorrem a estes serviços, tem vindo a crescer de forma significativa ao longo do tempo.

  A transferência de atividades geram alguns benefícios, como:

  • Acessos a novos recursos humanos e tecnologia.
  • Maior visibilidade dos custos.
  •  Controle claro e objetivo de cronogramas.
  • Objetividade na negociação.
  • Transferência do risco de parte da atividade para terceiros
  • Acesso a um serviço mais especializado


  Mas também podem gerar riscos:

  • Resultados nem sempre correspondentes ao esperado.
  • Custos por vezes ficam além do previsto.
  • Dependência de parceiros pouco compromissados.
  • Falta de conhecimento do negócio por parte dos outsourcers.
  • Perda de controle e segurança.
  Portanto, apesar de ser uma tendência, não é solução para "todas" as empresas, a implantação deve ser muito bem avaliados por uma empresa de consultoria para saber se vale a pena, e talvez, programas internos de estímulos e capacitação possam ser a solução!


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